Grupo Guitta
Instagram - Grupo GuittaFacebook - Grupo GuittaLinkedIn - Grupo Guitta

Se mantenha informado a respeito dos principais assuntos e novidades no setor de Câmbios, com análises elaboradas por um time altamente profissional e experiente.

Por aqui, o que não falta são dicas essenciais para garantir que você construa bons planejamentos de finanças, do futuro e dos seus negócios. Boa leitura!

Mercado de Câmbio: o que se pode apontar desde o começo do ano?
Câmbio

Mercado de Câmbio: o que se pode apontar desde o começo do ano?

6 de fevereiro, 2023

No mundo dos negócios, poucas questões são tão importantes para a gestão financeira quanto o câmbio.

E como todo serviço internacional, o mercado foi afetado pela instabilidade das moedas estrangeiras, principalmente o dólar.

Assim como em janeiro, o valor da moeda voltou a valer R $5,20, após termos passado três meses de baixa (fevereiro, março e abril).

No caso, março foi o ápice da moeda em questão, alcançando quase R $5,90. Essas oscilações geram preocupações para muitas empresas.

De acordo com especialistas, essas variações de valorização da moeda brasileira podem continuar até o fim deste ano.


O que pode justificar essa tendência?

Sabe-se que o dólar comercial é vital para incontáveis operações cambiais: seja para compra de produtos no exterior ou para investir.

Como processo vital, o câmbio é estudado por inúmeras áreas diariamente, permitindo-nos entender o porquê do dólar desvalorizar.

Alguns motivos para justificar a desvalorização do dólar no país, podem ser:

  • Quando os juros brasileiros sobem: muitos investidores depositam seu dinheiro em solo brasileiro nessas condições, já que os rendimentos aumentam.
  • Gastos de estrangeiros: a vinda de turistas para o Brasil favorece o real, quando outras moedas adentram nosso mercado. Devido à pandemia, não se vê uma queda substancial por falta de viajantes ao país.
  • Excedente nos lucros comerciais: definido quando empresas brasileiras vendem bastante produtos para o exterior, entrando mais dólar no país e, consequentemente, aumentando a oferta do mesmo.

Sabemos que a economia é uma bola de neve de inconstâncias, portanto existem muitos fatores que desvalorizam o câmbio de uma moeda.

Investidores tendem a introduzir sua moeda em países que estão em uma condição estável, ao mesmo tempo que temem investir em países em crise.

As oscilações do dólar afetam principalmente o mercado de turismo, gerando aumento em preços de passagens e despesas no exterior. Em relação às empresas, as variações podem desencadear um aumento no custo das mesmas.

Uma fiscalização profissional do mercado de câmbio passa a ser vital para que as empresas saibam a hora certa de investir no exterior.

Por isso, o grupo Guitta faz questão de atualizar diariamente quem sente interesse neste mercado em questão.

Em nosso site, você confere todas as informações atualizadas de nossos informativos diários.

Além disso, você pode entrar em contato com nossos especialistas da área de câmbio. Eles estão preparados para tirar todas suas dúvidas e auxiliar no que for preciso!

Estaremos te esperando, acesse e aproveite!