Grupo Guitta
Instagram - Grupo GuittaFacebook - Grupo GuittaLinkedIn - Grupo Guitta

Se mantenha informado a respeito dos principais assuntos e novidades no setor de Câmbios, com análises elaboradas por um time altamente profissional e experiente.

Por aqui, o que não falta são dicas essenciais para garantir que você construa bons planejamentos de finanças, do futuro e dos seus negócios. Boa leitura!

Oscilações de Câmbio: como proteger os negócios da empresa?
Câmbio

Oscilações de Câmbio: como proteger os negócios da empresa?

6 de dezembro, 2022

As incertezas na economia afetam os investimentos, não apenas no Brasil, mas ao redor do mundo. Entre os diversos fatores econômicos, são as oscilações de câmbio que mais preocupam os investidores e empresas como um todo. Além da alta do dólar, em 2020, o real foi a moeda que mais oscilou durante a crise, por exemplo.

Quer saber como se proteger e acompanhar esse sobe e desce das taxas cambiais? Entenda o que causa a variação da moeda e como uma corretora de câmbio, como o Grupo Guitta, pode ajudar. Continue lendo!

O que causa as oscilações de câmbio?

A volatilidade do câmbio pode ser causada e influenciada por vários motivos, entre eles: fatores externos, como mercado internacional, comprometimento da economia, os preços das importações e exportações de um produto. A intervenção do Banco Central (BC) e o poder das notícias também contribuem para as oscilações de câmbio.

Outros fatores, como a inflação, balança comercial, PIB e até mesmo o endividamento do país podem afetar as taxas cambiais. De modo geral, as oscilações acontecem devido à constante entrada e saída de moedas estrangeiras, como o próprio dólar.

Como se proteger das oscilações de câmbio?

Existem diversas maneiras para proteger os investimentos das variações cambiais, a principal delas é contar com o apoio da assessoria de uma corretora de câmbio. Além de realizar o fechamento, transferências internacionais e manutenção, para quem mora em outro país, as corretoras, como a Guitta, também oferecem assessoria para as empresas que buscam pelo melhor negócio.

Junto com uma corretora, você vai descobrir outras maneiras de se proteger. Por exemplo:

Compra de dólar em espécie: a compra da moeda física, o papel-moeda, é a maneira mais usada para se proteger da variação cambial. Entretanto, o cuidado deve ser redobrado, pois com o dinheiro em espécie em mãos, os riscos de roubo, perda ou acidentes é maior. Caso compre a moeda física, é recomendável que use em curto prazo.

Análise em tempo real da oferta e demanda: principalmente para quem trabalha com moedas estrangeiras ou comércio exterior, é importante sempre ficar atento ao que acontece no mercado e nas oscilações de câmbio. Assim, fica mais fácil diminuir o impacto com estratégias de proteção.

Em todas essas e outras situações, você pode contar com o apoio de uma corretora de câmbio, autorizada pelo BC. Precisa realizar um fechamento de câmbio ou comprar moedas de maneira responsável e vantajosa para o seu negócio? O Grupo Guitta pode te ajudar, nós buscamos o melhor negócio para você.