Blog Guitta | Câmbio
Acompanhe os principais conteúdos do mercado de câmbio
O gerenciamento de risco no transporte de carga é o conjunto de práticas adotadas por uma empresa, a fim de minimizar os prejuízos, ameaças e danos que afetam a logística e: a qualidade de entrega para um cliente, leia o artigo abaixo e saiba o passo a passo de como realizar um bom gerenciamento.
GERENCIAMENTO DE RISCO
O que é gerenciamento de risco no transporte de cargas?
O gerenciamento de risco no transporte de cargas são medidas adotadas com o objetivo de evitar danos, prejuízos, atrasos e perdas da mercadoria. Essa prática não é uma simples conduta indicada e sim fundamental para evitar prejuízos e problemas com a logística. E muitas vezes ela é exigida pela seguradora, para a contratação do seguro de transporte internacional.
AÇÃO DE REGRESSO
A ação de regresso é um instrumento de cobrança usado pela seguradora para cobrar um prejuízo causado por terceiros, junto ao cliente e a seguradora.
No ramo de transporte rodoviário essa ação acontece geralmente, quando o dono da mercadoria (embarcador) recebe uma indenização referente a apólice de seguro das mercadorias transportadas. A seguradora identifica que o transportador foi causador ou responsável pelo prejuízo já que a carga estava aos seus cuidados.
Desta forma, depois de indenizar o contratante do seguro (embarcador) ele tenta receber amigavelmente do transportador. Caso não obtenha sucesso, ela ingressa com uma ação de regresso contra o transportador.
Essa ação visa recuperar integralmente o valor pago pela seguradora ao segurado, inclusive ela pode pedir penhora de bens do transportador para composição do valor.
Como podemos reduzir os riscos no controle de cargas?
5 dicas para você ter êxito com o gerenciamento de risco da sua empresa:
Por que gerenciar o risco é importante para uma empresa de transporte?
É fato que os custos e esforços dedicados à prevenção de prejuízos são mais eficazes do que a própria manutenção, mas nem sempre há como evitá-los, existem diversos fatores que fogem do controle das transportadores, como: