Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a volatilidade da taxa de câmbio em 2020 no Brasil - e em outros lugares do mundo - afetou diversos setores da economia, como nos custos de produção do agronegócio. Para não sofrer com as mudanças econômicas e na cotação da moeda, o planejamento cambial é fundamental para garantir maior estabilidade em qualquer situação.
É muito importante que as empresas, de pequeno e/ou médio porte, estabeleçam medidas de segurança para que o negócio não seja tão afetado e influenciado pela oscilação do câmbio. No entanto, antes de montar um planejamento, entenda o que é e como funciona a taxa cambial.
O que é taxa de câmbio?
De modo geral, a taxa de câmbio é a relação entre moedas estrangeiras, determinando o quanto é necessário para comprar uma moeda de outro país. Por exemplo, quantos reais são necessários para se obter um dólar?
Para, de fato, definir o valor da moeda estrangeira, existem dois regimes cambiais: o flutuante e fixo.
Regime Fixo: O governo estabelece um preço fixo para a moeda e o valor é fiscalizado pelo Banco Central do Brasil (BACEN).
Regime Flutuante: O preço da moeda varia de acordo com a oferta e demanda, sem controle sistemático do governo.
No Brasil, adotamos o regime de câmbio flutuante: o valor da taxa depende exclusivamente da relação entre oferta e demanda do mercado, principais fatores que influenciam na variação do câmbio. Por isso, seja para importação ou exportação, é muito importante acompanhar e conhecer o valor da taxa do outro país em questão e, ainda, qual tipo de pagamento será realizado na negociação.
Portanto, é muito importante ter o apoio de uma corretora de câmbios para intermediar todas as operações do comércio exterior. Dessa forma, o planejamento cambial é indispensável para que você saiba lidar com as flutuações, além de buscar o melhor negócio no mercado de câmbio.
Como o planejamento cambial pode ajudar?
Antes de tomar qualquer decisão, seja no âmbito dos negócios ou não, é preciso ter planejamento. Planejar é muito mais do que criar uma planilha ou anotar informações no papel para você lembrar. Na verdade, é um suporte necessário para prever situações futuras, que podem ou não ser vantajosas, e estar preparado para lidar com objeções e/ou oportunidades.
O planejamento cambial é fundamental para as empresas, porque:
- Evita impactos drásticos da economia;
- Ajuda a gerir negócios e gerar lucro;
- Previne prejuízos;
- Garante maior eficiência e assertividade nas operações;
E, além disso, com o planejamento de câmbio, é possível avaliar com mais clareza os fatores que influenciam as taxas cambiais, documentações, contratos de câmbio e muito mais.
Quer mais tranquilidade na hora de fechar câmbio? O Grupo Guitta, corretora de câmbios, encontra o melhor negócio para você, com apoio de profissionais atentos ao que acontece no mercado para garantir uma experiência única para você e seu negócio!